Você vende pela internet? Tem um site de vendas de roupas? No final dos anos 90 Bill Gates profetizou que: “No futuro só existiriam dois tipos de empresas, as que fazem negócio pela internet e as que estão fora dos negócios”.
Os anos se passaram e cada vez mais a profecia vem se tornando realidade e ainda assim muitas pessoas têm dúvidas sobre como começar a vender pela internet e nesse artigo, irei descrever o mínimo que precisas saber para começar a vender pela internet.
Este é um roteiro rápido e básico para que consigas começar a vender online, nele vais encontrar um plano estratégico.
Deixo avisado que não vai ser fácil, mas que é totalmente possível, então não se desespere e procure fazer da melhor maneira que você puder, independente do que você tenha em mãos no presente.
Lembre-se da frase de Arthur Ashe, “Comece onde você está, use o que você tem e faça o que você pode”.
Estou a levar em consideração que você já tem um produto, ou uma solução para vender e a partir dessa premissa vamos desenrolar passo a passo para vender na rede.
Porém se você ainda não tem um produto, este passo a passo é também é importante ao final do roteiro vamos citar algumas das plataformas para você vender produtos de outras pessoas.
E a partir do produto de outras pessoas você pode também usar algumas das técnicas que serão passadas nesse artigo, portanto esse roteiro é muito útil para qualquer empreendedor.
Redes sociais
Você pode criar um perfil no instagram, uma página do facebook para divulgar seu negócio e utilizar os canais de mensagem destas redes para atender o seu cliente do mesmo modo você pode simultaneamente divulgar o seu contato via whatsapp, telegram para seus clientes.
Através das postagens em cada uma das redes sociais no facebook você pode usar também os grupos de compra e venda que já existem na plataforma, através deles você pode anunciar diversos tipos de produto e pode aproveitar a existência prévia de membros destes grupos que podem ter interesse pelo seu produto.
Seu próprio site de vendas
Porém, melhor do que contar com essas plataformas é habilitar seu próprio site de vendas de roupas, nos negócios digitais dizemos que não compensa construir uma casa em terreno alugado.
No exemplo ao contarmos com as plataformas de terceiros o ditado se torna real, já que ao anunciarmos nas plataformas dos outros ficaremos sempre reféns de suas regras que podem mudar do dia para a noite.
Por conta disso você pode criar seu próprio site para realizar as vendas, seu próprio e comece para isso você não precisa de ter muita dor de cabeça, temos diversos planos, alguns mensais a preço justo, para que você possa hospedar seus produtos online.
Nocaso da loja básica, possui um plano em que você pode e por pouco dinheiro, até 50 produtos começar já a vender. O que pode ser uma ajuda muito grande ou até mesmo a solução para vender na internet sem custos altos, para adicionar os produtos na plataforma é muito simples, basta que você preencha os campos de registro com as características do produto e coloque as fotos de cada um dos produtos que deseja vender.
Lembre-se mesmo que suas fotos não sejam profissionais é mais fácil vender produtos com fotos do que sem e se você tem o telemóvel de padrão médio as fotos já serão muito boas e poderão dar ao seu possível cliente uma noção do seu produto.
Além de ter uma plataforma online você também precisará pagar para ter uma hospedagem para seu site, a hospedagem, o serviço que vai deixar o seu site no ar, além dela você também precisará de um domínio que nada mais é do que o endereço pelo qual as pessoas vão encontrar o seu site aquele www.seunegócio .pt ou .com para as duas etapas sites como godaddy e dominios.pt podem te ajudar na tarefa.
As duas são as plataformas mais conhecidas para se adquirir um domínio e uma hospedagem, são as soluções que usamos em nossos negócios, de maneira geral elas apresentam preços baixos. Mas você pode encontrar versões mais baratas ou até gratuitas, mas não com o mesmo desempenho.
Gateway de pagamento
Por fim para vender no seu próprio site de vendas será habitado um gateway de pagamento, que nada mais é do que o sistema que irá permitir com que o seu negócio receba pagamentos pela internet. No mercado existem várias opções de gateways mas recomendamos principalmente o pagaqui ou paypal, todos eles além de fáceis de usar permitem com que seu cliente compre com segurança.
Lembre-se que assim como uma operadora de cartão de crédito os gateways podem te cobrar uma taxa sobre suas vendas, em geral essas taxas podem variar quando o pagamento é à vista ou em parcelas e podem ir de três a dez por cento. Dependendo da operação e do número de parcelas do pagamento, então na hora de calcular o preço do produto lembre-se de contabilizar essa quantia.
Se você vender para sua própria cidade, poderás realizar a entrega de seu produto de diferentes formas desde pessoalmente, a cobrança, pelos correios.
Para vender pelo correio basta se dirigir até uma agência e postar a encomenda, para vender para outras cidades, lembre-se sempre de calcular o frete e decidir se será por sua conta ou por conta do cliente. Para saber o valor dos fretes o site dos correios têm no sistema em que é possível verificar o valor final do envio, basta colocar o seu código postal, o código postal do comprador, o peso e as medidas da encomenda. Nessa opção você poderá optar entre o envio comum e os envios rápidos que podem variar de local para local Caso você precise enviar mais de 10 encomendas, os correios oferecem também a opção de se virem buscar as encomendas na sua loja física e preços de frete mais baixos, de acordo com o seu volume de vendas.
Tráfego orgânico e tráfego pago
Por fim, mas não menos importante lembre-se que para ter um site de vendas de roupas é preciso que as pessoas o vejam, assim como uma loja de rua precisa que as pessoas passem na porta dela para que ela venda, em um site ou página, em uma rede social é necessário que as pessoas vejam seu produto com solução e a isso damos o nome de tráfego que nada mais é do que o número de pessoas que irão acessar o seu site ou página.
Para conseguir esse acesso podemos contar com os usuários que aparecem de acordo com as ferramentas das próprias redes sociais, ou seja, se você tem um perfil no instagram você pode conseguir acessos de outros usuários contando com os recursos da própria rede social.
Quanto mais pessoas entrarem o seu perfil, maior será sua chance de vender e também há uma alta tendência de que o seu perfil seja acessado por outras pessoas, esse movimento natural em que a rede social mostra o seu perfil para outras pessoas é chamado de tráfego orgânico.
E o tráfego que aparece espontaneamente do seu perfil da mesma forma seu site pode ter um tráfego orgânico quando as pessoas procuram seu produto ou seu nome em uma pesquisa do google. Esse tipo de tráfego não tem custos, mas também tem uma grande limitação.
Infelizmente as redes sociais e o google tendem a premiar aqueles que investem em anúncios dentro da plataforma, por conta disso o chamado tráfego orgânico não garante a mesma exposição do que aqui é concedida para aqueles que pagam pela exposição porém é possível conseguir uma exposição maior para o seu produto, no caso das redes sociais você pode estimular que as pessoas comentem, curtam e compartilhem a postagem dos produtos. Quanto maior número de comentários, curtidas e compartilhamentos maior será o seu alcance orgânico.
Se você quer vender o mais rápido possível, pode pagar para que o seu produto seja exposto para mais pessoas, você deve fazer anúncios e esses anúncios podem ser feitos tanto no google quanto no facebook e no instagram. Para isso você com cerca de cinco euros por dia pode aumentar a sua chances de vender, usando o chamado tráfego pago ou seja você irá pagar para conseguir que o seu produto apareça para mais pessoas. Para conseguir essa exposição você poderá usar o google ads e o facebook ads.
Escolhida o tráfego pago é uma forma para você vender mais e mais rápido, porém é uma estratégia que vai depender do quanto você poderá investir.
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E boa sorte nos seus negócios!
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