O que é SEO e para que serve?

Se você ainda não sabe o que é SEO e para que serve não se preocupe, os próximos parágrafos vão esclarecer te esclarecer melhor.

Hoje em dia tudo que fazemos acabamos por passar por um buscador, seja para fazer uma compra, tirar uma dúvida ou até resolver um problema, nós sempre fazemos uma pesquisa na internet.

Melhor que isso é quando o nosso site aparece em primeiro lugar nas opções de busca das pessoas. 

É fundamental as empresas se otimizarem para aparecer no Google, mas hoje em dia a competição está ficando cada vez mais acirrada, vários sites e empresas estão lutando para chegar no topo do buscador e ganhar toda a visibilidade que uma boa colocação no Google vai proporcionar.

question

Como otimizar meu site para aparecer em primeiro lugar?

Como vencer a concorrência?

Como colocar meu site na primeira posição no Google?

O que é SEO e para que serve?

Primeiro identificar as melhores palavras-chave é fundamental para começar uma boa estratégia de SEO. Mas por que é tão importante identificar essas palavras chave?

É muito importante você identificar essas palavras chave, porque elas são os termos e buscas que o usuário vai fazer, para encontrar o seu site, então você precisa encontrar a palavra que tenha um volume de busca, que tenha uma intenção que possa relacionar o seu negócio e que está dentro do seu mercado.

Depois,  entender o funcionamento do algoritmo do Google e qual a intenção do usuário, ao fazer a pesquisa. Para você entender essa intenção do usuário, o que vai funcionar bem, é você analisar a primeira página de resultados do Google e ver quais são os resultados que atualmente o Google considera como os melhores resultados para aquela busca e a partir disso, você vai fazer uma página muito melhor do que todas aquelas que já estão na primeira página de buscas,  esse vai ser o primeiro passo para nós conseguirmos colocar os nossos conteúdos no topo do Google. Entender o que as pessoas querem encontrar e fazer um conteúdo melhor que todos os outros.

Atualmente o algoritmo do Google é muito inteligente, desde o Rank Brain, que foi a atualização do marching learning do Google, ele está a aprender com as buscas dos usuários e, portanto existem alguns comportamentos que vão ajudar o Google definir qual é o melhor conteúdo para estar no topo.

Para que serve CTR em SEO?

Outro fator que vai influenciar diretamente nesse machine learning no Google, é o CTR. Qual de todos os títulos ali dentro da página está recebendo mais cliques, qual o conteúdo tá chamando mais atenção?

Imagina que o terceiro colocado está recebendo mais cliques que o primeiro, bom, tem alguma coisa melhor ali que está chamando mais atenção das pessoas, então o Google também vai entender que é melhor colocar aquele resultado no topo. A taxa de cliques e o comportamento do usuário dentro da página, vão influenciar para mostrar para o Google que aquele conteúdo é de qualidade.

Próximo passo para se dar bem em SEO, é você garantir um bom CTR para o seu conteúdo. CTR significa: click through rate, que é a taxa de cliques que o seu conteúdo recebe. Essa taxa, quanto mais alta melhor, porque ela vai mostrar para o Google que o seu conteúdo tá chamando a atenção e as pessoas estão entrando nele, hoje em dia está cada vez mais difícil receber cliques no Google, por isso é muito importante a gente otimizar para melhorar nosso CTR.

Além disso, uma dica que eu gosto muito de dar, é você usar alguns termos que vão gerar  uma certa urgência na pessoa, então, por exemplo descubra como rankear em primeiro no Google agora. Descubra como rankear primeiro no Google hoje. Descubra como criar o seu blog neste momento de forma simples.

Tudo isso vai gerar uma certa urgência e atrair o click, porque a pessoa geralmente quer resolver o problema dela de forma rápida, ao clicar no seu resultado.

Terceira dica também, é colocar o ano no título do conteúdo, por exemplo: a pessoa procura: SEO e ela vê que o primeiro resultado é de 2018 e o seu que tá em segundo tem uma título: o guia completo para rankear em primeiro no Google em 2019. Passa mais uma credibilidade, mostra que aquele conteúdo está atualizado.

Para que serve Mobile First Index?

Atualmente o Google lançou uma atualização chamada: Mobile First Index. Que quer dizer que o Google, indexa primeiro os resultados que aparecem na versão mobile do site, ou seja, o Google está priorizando o resultado no telemóvel, por quê?

Pelo simples fato de que, as pessoas fazem mais buscas pelo telemóvel, então o Google está priorizando isso, por isso é tão importante ter um design responsivo.

Para que serve EAT?

Quarta dica para como você vai rankear no topo dos buscadores em relação ao EAT. EAT significa: Expertise Authoritativeness Trustworthiness, basicamente é: expertise, autoridade e confiança.

Como você pode fazer isso?

Hoje em dia, o Google disponibiliza alguns lines,e fala sobre EAT, a primeira coisa que você precisa ter: Bons Reviews, elogios, ser mencionado dentro do Wikipedia, se for sites médicos, sempre usar referências científicas.

Outro fator para dentro do seu site também é você ter uma página de contato facilmente, fácil de ser encontrada. Ter um “sobre”, a explicar tudo que seu site faz, para o Google perceber que o seu site é um site de confiança.

Um outro fator que vai te ajudar bastante também, é você entender como funciona a busca por voz e conteúdos com bastante perguntas, porque essas perguntas estimulam o Google a puxar  respostas para os Featured Snippet.

Como que você faz então para conseguir Featured Snippet?

Primeiro primeiro passo é você encontrar oportunidades Featured Snippet, você pode conseguir isso usando ferramentas, como: Semrush ou Ahrefs, eles apresentam os resultados que você já ranqueia e ainda não têm Featured Snippet, você pode simplesmente fazer nas buscas, nas palavras chave que são relevantes para o seu negócio e ver quais delas tem snippets e quais não têm pra você tentar rankear.

A primeira coisa que você tem que fazer, é identificar o tipo de snippets que é. Existem snippets de 3 tipos: Listas, textos, que são parágrafos e também o de tabela. Identificar o  gatilho de snippet no conteúdo,  atualizar o seu conteúdo, colocando aquele gatilho para o Google puxar, ou seja, um parágrafo que responde a definição da busca que ele fez, uma lista exatamente respondendo àquilo que a busca procurou.

O próximo passo, para acelerar o processo, pelo Google source console, você pode pedir para o Google re-indexar sua página.

Para que serve On Page ?

 A quinta dica é o SEO On Page, precisa ter um título otimizado, uma meta descrição bem feita, um texto alternativo na sua imagem, porque o texto alternativo é a forma como o Google lê a imagem,  uma url amigável, ter um botão de compartilhamento, lugares para interação, tudo isso são fatores importantes dentro da sua página, para ser otimizada. 

Para que serve backlinks ?

A sexta dica, para você rankear bem no Google, é impossível se você não consegue bons backlinks. Os backlinks, ao lado da intenção do usuário, da qualidade do conteúdo, são o principal fator de rankeamento do Google.

Tem tudo a ver com o EAT que nós falamos e com a qualidade do site, afinal os backlinks, mostram para o Google, que outros sites estão falando do seu, ou seja, você faz um link para outro site, quer dizer que você confia nele, quer dizer que você gosta daquele site, que você quer que o seu usuário ele visite esse outro site, então quando você recebe links de outros sites.

Com todas essas dicas, garanto-lhe que seu site estará na primeira posição.