google shopping

Como criar uma campanha no google shopping para sua loja virtual?

No artigo de hoje eu vou ensinar para você passo a passo como criar uma campanha no google shopping, se você é tem um loja virtual ou um e-commerce, existe uma rede do google só para vocês que é o famoso o google shopping.

E eu vou explicar passo-a-passo tudo que precisas para fazer a sua primeira campanha no google shopping.

Antes de começar uma campanha, você precisa do básico que é

1# Ter uma conta no google ads

2# Ter as configurações básicas de um e-commerce, que o famoso Merchant center   e

3# A conta no merchant center vinculada ao google ads, inclusive se você não tem isso ainda e não sabe fazer, tem outro artigo específico para isso.

Então vamos lá para a criação da nossa primeira campanha.

No botão azul aqui em cima clique em criar nova campanha, então eu vou clicar nesse botão azul e eu vou clicar nessa opção nova, campanha ao clicar em criar uma nova campanha ele vai aparecer exatamente essa tela abaixo, tudo que você precisa fazer é escolher a opção criar uma campanha sem meta.

E ele vai me dar várias opções eu vou escolher shopping, que é exatamente o tipo de campanha que eu quero criar uma vez clicado em shopping vai aparecer a tua conta do merchant center, que já tem que estar vinculado.

google shopping

Até está escrito: selecione a conta do Merchant Center com produtos para anunciar nesta campanha e selecione o país para o qual os produtos serão vendidos.

Aqui abaixo temos duas opções: campanha inteligente do Google shopping, campanha padrão e uma outra. Você vai clicar na campanha  padrão do shopping e continuar.

Então vou colocar o nome da campanha por exemplo, “todos os produtos”, coloque um nome na campanha que sirva para você entender exatamente para que aquela campanha foi criada e, quais produtos estão envolvidos. Abaixo selecione a estratégia de lance, desejado, maximizar clique, cpc manual.

 Nesse artigo eu vou só colocar cpc manual que é custo por clique ou seja, você paga a cada vez que uma pessoa clica no teu anúncio. Então vou colocar aqui cpc manual e ele pergunta para mim o que que eu quero:

Quer aumentar o número de conversões com cpc otimizado? Não, para quem está começando coloca não, só cpc manual. Cpc otimizado só vai funcionar se você tiver um histórico e conversões, mas isso é assunto para outros artigos. 

Depois de baixo, ele vai falar sobre o orçamento, insira o valor médio que você quer gastar por dia. Isso aqui também é mediante um planejamento que você tenha quanto você quer gastar por dia. Eu vou colocar aqui 10€ por exemplo. 

Então aparecerá a prioridade da campanha, ele tem as opções: baixa, média e alta. E serve se você tiver mais de uma campanha que concorra entre elas, por exemplo, você pode definir qual é a prioridade.

Se uma pessoa pesquisar por um produto, ele está no top 10 mais vendidos e também tá em todos os produtos. Eu quero que essa campanha tenha prioridade é um exemplo Só para entender essa questão de prioridades, você pode definir a prioridade se você não tem duas ou mais campanhas. 

Como no nosso caso estamos criando a primeira campanha, pode  deixar prioridade baixa mesmo, porque não tem nenhuma outra campanha para concorrer.

 Continuando temos uma opção chamada: segmentação. Você tem rede de pesquisa, incluir parceiros de pesquisa youtube, gmail e discovery.

Para você que tá começando eu recomendo que você desmarcasse absolutamente todas essas opções, porque se você tá começando, ainda não tens muita base para entender se o teu público tá só no buscador do google ou se ele também está no youtube ou se ele também tá no gmail.

É um pouquinho complexo para quem está começando, vai fazer mais sentido lá na frente já tiveres anunciando e já conheces o mais o teu público.

Por hora só desmarcar essas opções e aí vamos marcar aqui e vou desmarcar aqui e aí eu só vou aparecer para quem de fato fizeram uma busca no google querendo algum produto para comprar.

Próximo item na criação da nossa campanha: locais vais escolher para onde irás segmentar, no seu deve ter aparecido Portugal, podes inserir um outro local. Por exemplo, não quero que minha campanha aparece para Portugal inteiro, eu quero que ela apareça só para Lisboa, é possível é que você vai digitar o que quer.

A seguir tem o data de início e data de término, eu vou colocar a data de início como hoje o dia que eu quero que essa campanha termine, não definida assim no dia que eu não quiser que a campanha esteja ativa, eu vou lá e pauso ela, salva e continua.

Na próxima tela nós vamos trabalhar com o grupo de anúncios e aparece: criar anúncios de um único produto, que é a foto do produto, a descrição, título e o preço ou anúncio de demonstração, que é um anúncio com vários produtos.

Para começo você vai colocar anúncio de um único produto, depois o nome do grupo de anúncio.

Na parte do lance, lá na tela anterior, definimos o quanto queremos gastar por dia de orçamento, esta tela é quanto queres gastar por um clique. Se eu colocar agora dois euros, estou a dizer que estou disposto a pagar dois euros por cada clique, então cinco cliques do meu orçamento.

Vou clicar em salvar e pronto, a nossa primeira campanha está criada você vai perceber que ele acabou de criar a campanha no google shopping para sua loja virtual.

É simples e rápido criar, agora já podes anunciar os seus produtos.

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E boa sorte nos seus negócios!