Criar empresa em Portugal

Com o crescimento que o país vem apresentando nos últimos anos, muitas pessoas veem o país como uma oportunidade de investimento e criar empresa em Portugal atrai imensos benefícios.

Algumas áreas de negócios são frequentemente vistas como oportunidades por estrangeiros como turismo, restaurantes, salões de beleza, barbearias, indústria da moda e outros.

Ao começar a planejar a abertura de uma empresa em outro país, surge a pergunta: por onde começar? Como criar empresa em Portugal ?

1. NIF para criar empresa em Portugal

O primeiro passo é obter o NIF: o número de identificação fiscal. Você vai precisar de um representante fiscal, que pode ser um cidadão português ou alguém que tenha uma autorização de residência permanente.

2. Certificado e definir o CAE para criar empresa em Portugal

Com o número de contribuinte, a próxima etapa é requerer um certificado de admissibilidade.

Este procedimento garante que o nome escolhido para sua empresa esteja disponível e possa ser cadastrado. Isso pode levar até 15 dias. Uma vez concedido o certificado de admissibilidade, é hora de registrar a empresa. Para isso, é necessário definir o CAE da empresa 

Em outras palavras: as áreas em que sua empresa atua. Uma empresa pode ter uma ou mais atividades econômicas. Com o CAE definido, a empresa pode ser aberta no Ramo Empreendedor, no site da Empresa na Hora ou na Conservatória.

Nesse processo, será definida a forma jurídica da empresa, que pode ser:

Empresário em nome individual, estabelecimento individual de responsabilidade limitada, sociedade unipessoal por quotas, sociedade por cotas, sociedade anônima, sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples ou por ações.

A forma mais comum é a sociedade unipessoal por cotas, caso haja apenas um sócio,

ou a sociedade por quotas, nos casos de mais de um sócio.

3.Contador para criar empresa em Portugal

É muito importante ter a orientação de um contador durante o processo para fazer as escolhas certas de acordo com o perfil da empresa e do empresário.

Após escolher as atividades econômicas e a forma jurídica da empresa, o contrato social da empresa é elaborado e deve ser assinado por todos os sócios.

O contrato social deve conter o capital social da empresa, as quotas de cada sócio

e o regime fiscal da empresa, que pode ser simplificado ou contabilidade organizada.

4. Conta bancária

Uma vez que esses procedimentos sejam aprovados pela Conservatória, é necessário abrir uma conta bancária corporativa onde o capital social deve ser depositado. Dessa forma, a empresa consegue operar, uma vez que as licenças necessárias para cada tipo de negócio são concedidas.

5. Inicio de atividade nas finanças para criar empresa em Portugal

Após a abertura da empresa, será necessário informar ao Finanças sobre o início das atividades da empresa.

Todos esses procedimentos podem ser feitos por meio de uma procuração atribuindo poderes ao advogado, sem necessidade de se deslocar a Portugal.

6. Visto D2

Para efeitos do visto D2, ( de empresário), com a empresa aberta e o capital depositado, será necessário elaborar um plano de negócios para apresentar ao consulado e solicitar o visto.