Planejador de palavras-chave do Google Ads

Como usar um planejador de palavras-chave no google ads?

Primeiro, vá para ads.google.com e clique no botão “fazer login” aqui e faça login em sua conta do Google. Depois de entrar, você será solicitado a inserir seu e-mail e site. Basta clicar em “Pular a configuração guiada”, ou você terá que passar por um longo processo de configuração.  Confirme as configurações aqui e pronto.

Agora, clique em ferramentas e escolha Planejador de palavras-chave. Você terá duas opções: “encontrar palavras-chave” ou “obter volume de pesquisa e previsões”. Eles são bastante auto explicativos.

Use a primeira opção se estiver procurando novas ideias de palavras-chave. Basta inserir uma palavra-chave semente e o Planejador de palavras-chave retornará centenas ou milhares de palavras-chave relacionadas, além de algumas métricas.

Se você já tem uma lista de palavras-chave que deseja analisar, use a segunda opção. Isso não irá sugerir palavras-chave, mas sim fornecerá intervalos de pesquisa estimados e dados de CPC para as palavras-chave que você inseriu. Você pode ver os volumes de pesquisa exatos dentro do Planejador de palavras-chave sem gastar um cêntimo.

1#hack

Primeiro, vá para “localizar palavras-chave” e pesquise uma frase-chave ou adicione várias palavras-chave iniciais. E aqui, você pode ver que tanto o “carregador do iphone” quanto o “carregador do iPhone da apple” se enquadram no mesmo intervalo médio de volume de pesquisa mensal.

Mas você e eu sabemos que um deles tem um volume de pesquisa significativamente maior, certo? Portanto, selecionei essas duas frases de palavra-chave e selecionarei “correspondência exata” neste menu suspenso.

Finalmente, irei adicioná-los ao nosso plano. Em seguida, clique no menu “palavras-chave” na barra lateral. E a seguir, vou editar o valor de CPC máximo para o mais alto permitido pelo Google. E quando você começar a exceder o valor máximo, o Ads mostrará um limite. Portanto, compararei esse número para ver o máximo de exposição que podemos obter para essas palavras-chave. Agora dê uma olhada na coluna de impressões na tabela. Esse número informa o número estimado de impressões que seu anúncio obteria durante os próximos 30 dias a partir de suas palavras-chave alvo, se você definir esse valor. Este número deve ser uma representação viável do volume total de pesquisa para sua palavra-chave se você quisesse atingir uma posição orgânica no topo do ranking.

Uma coisa que vale a pena notar aqui é que você deve considerar esses números com cautela. O Ads nem sempre mostra anúncios para todas as consultas de pesquisa. E esses números de impressão destinam-se a anunciantes e não a SEOs. Para estimativas mais precisas, experimente outras ferramentas feita para SEOs.

2#Hack 

O próximo truque é roubar ideias de palavras-chave de seus concorrentes. E o Planejador de palavras-chave é o mais útil por sua capacidade de gerar ideias de palavras-chave com base em uma palavra-chave semelhante.

Mas você sabia que pode gerar ideias de palavras-chave a partir de uma página ou de um domínio inteiro? 

Digamos que você queira criar um post sobre link building quebrado. Vá ao Google, pesquise a palavra-chave desejada e observe as páginas de classificação superior. Depois, você pode copiar e colar o URL direto no Planejador de palavras-chave do Google, apenas certifique-se de selecionar o URL da página e, em seguida, execute a pesquisa, o planejador de palavras-chave exibirá uma lista de ideias de palavras-chave com base na página que você inseriu, para que você possa obter uma lista de palavras-chave relevantes neste tópico.

Algo a ser observado é que essa lista de ideias de palavras-chave não representa necessariamente as palavras-chave orgânicas para as quais esta página está classificada.

3#Hack

O próximo truque é encontrar palavras-chave lucrativas observando os lances sugeridos. E essa dica é bem simples, mas extremamente poderosa, e é baseado nesta lógica, que os anunciantes estão dispostos a pagar mais por um canal de anúncio em uma palavra-chave, então a palavra-chave provavelmente contém uma intenção comercial.

Portanto, vamos usar móveis como nossa palavra-chave inicial. Em seguida, classifique os dados por “Lance no topo da página” na faixa superior, e, imediatamente, você pode ver um monte de ótimas ideias de palavras-chave comerciais. Também vale a pena procurar por volumes exatos de palavras-chave, nas palavras-chave que você deseja segmentar.

Por exemplo, o explorador de palavras-chave mostra que o “sofá verde moderno” tem apenas 20 pesquisas em Portugal, agora, embora os anunciantes estejam dispostos a pagar mais de 50€, você deve avaliar se direcionar essa frase valeria a pena, seu tempo e esforço.

4#Hack

O próximo hack é um dos meus favoritos e é para obter dados de localização direcionados. Com a maioria das ferramentas de pesquisa de palavras-chave, você só pode ver os dados das palavras-chave por país. Por exemplo, se você procurar “serviços de limpeza” usando o hack de impressão, você irá ver que existem quase 150.000 impressões por mês apenas em Portugal, mas duvido que alguém vá voar pelo país para limpar sua casa, então, clique nos locais na parte superior e insira o local que você atende.

Portanto, defina o local como Lisboa e você verá a alteração do número de impressões. Uma última coisa que você deve fazer é certificar-se de que o CPC está definido com seu valor máximo, pois os custos do Ads variam de acordo com a localização. E você deve ver uma nova versão atualizada das impressões para os locais selecionados.

5#Hack

O próximo hack, é para descobrir quais países, cidades e regiões seus potenciais consumidores precisam de seus produtos e serviços em escala global ou nacional. Basta inserir uma frase ou palavra-chave que seus clientes em potencial possam estar procurando. Então, vou digitar apenas ferramentas de SEO, pesquisa de palavras-chave e verificador de backlink, em seguida, adicione as palavras-chave ao seu plano, certifique-se de limpar todos os locais selecionados, o que irá pesquisar dados em todos locais de todo o mundo. O relatório que você deseja examinar é a “Visão geral do plano”. 

Se descermos até o final da página, você verá os países classificados em ordem de popularidade com base no filtro que você escolher aqui. Portanto, em nosso caso as impressões fariam mais sentido. Como a maioria das pesquisas vem Portugal, podemos definir nosso filtro de localização para pesquisar em Portugal para detalhar locais específicos.

Agora, ao rolar até o final, você verá o número total de pesquisas classificadas por cidades. E se você clicar no menu suspenso, poderá detalhar regiões, distritos, freguesias e cidades específicas. Portanto, embora Lisboa produza mais impressões, você verá que a melhor cidade fica do outro lado do país.

6#Hack

O próximo truque é otimizar os dispositivos que estão pesquisando seus termos de palavra-chave. Diferentes nichos, na verdade, diferentes palavras-chave podem ter significativamente diferentes volumes de pesquisa com base no dispositivo que está sendo usado. Se olharmos a página “Visão geral do plano” para nossa consulta sobre ferramentas de SEO, ferramentas de pesquisa de palavras-chave, e verificador de backlink, você verá que a grande maioria das impressões vêm de computadores. E faz sentido, uma vez que as pessoas que procuram esses termos provavelmente desejam usar ou testar uma ferramenta ali mesmo, e isso não vai acontecer no celular. Além disso, essas consultas são mais para um público B2B do que para um público B2C.

Mas vamos examinar as consultas “restaurantes perto de mim” e outras variantes que são obviamente mais móveis, você verá que quase todas as pesquisas vêm de telefones e tablets.

Agora, termos menos óbvios que podem ser palavras-chave informativas relacionadas a bebês e crianças pequenas dormindo, essas pesquisas provavelmente vêm de pais cansados ​​que usam o telefone no meio da noite, em vez de sacar seus laptops.

Dito isso, é importante que você considere esses dados em seu processo de pesquisa de palavras-chave, para que você possa otimizar suas páginas para os dispositivos que irão realmente visualizá-las.

Algumas dicas adicionais para otimizar para celular seriam garantir que suas fontes sejam legíveis, para telas menores e você também deseja certificar-se de que suas imagens são redimensionadas proporcionalmente. Por exemplo, se você tiver uma imagem muito longa com 1900 pixels e uma altura de 500 pixels, pode parecer ótimo no desktop, mas pode ser difícil de distinguir em um dispositivo móvel. 

Então, o que você acha desses hacks do planejador de palavras-chave?

Portanto, continue trabalhando, encontre algumas ideias interessantes de palavras-chave e vejo você no próximo artigo.