Saiba como o RankBrain pode ajudar a sua empresa

Nesse artigo iremos falar sobre como o RankBrain pode ajudar a sua empresa e como otimizar seu site para os mecanismos de busca. Mas antes precisamos compreender o que é SEO

Como é que está o tráfego orgânico do seu site quando você busca pelo seu produto ou pelo seu serviço no google, é o seu site que aparece ou é o do seu concorrente? Existe técnicas que chamamos de SEO que servem para melhorar o ranqueamento do seu site no google e em outros buscadores.

Começando pela definição, o que é seo? 

Esse termo surgiu no final dos anos 90 são as siglas para search engine optimization, que significa otimização para mecanismos de busca, ou seja é o conjunto de ações estratégias de marketing digital que visam aumentar o tráfego e o desempenho do seu site através dos resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa como google, bing e até o youtube.

O youtube é o segundo maior site de pesquisas do mundo, mesmo que o google domina o mercado de buscadores vale a pena dar uma atenção para o bing também, principalmente se seu público costuma usar microsoft e até o windows phone.

Então se você quer se destacar no google e outros buscadores, você precisa incluir o seo nas suas estratégias de marketing digital.

Podemos dividir as práticas de seo em três partes, SEO  ON-SITE, SEO ON-PAGE, SEO OFF-PAGE

SEO ON-SITE

SEO ON-SITE é o mais técnico que inclui a qualidade do html do site, o tempo de carregamento da página, experiência do usuário, segurança do site, heading tags, rich snippets. 

Várias dessas configurações são muito importantes para o desempenho do seu site no ranking nos buscadores, algumas inclusive são fatores de ranking do google, como a velocidade do carregamento, arquitetura e segurança. 

SEO ON-PAGE

O SEO ON-PAGE está mais relacionado ao conteúdo dessas páginas aqui entra a qualidade do conteúdo, uso de palavras-chave, otimização de url, title, description e os links internos, principalmente depois da atualização panda que é a atualização lançada pelo google em 2011, que considera a experiência do usuário no site como fator de ranqueamento, a qualidade do conteúdo vem impactar cada vez mais um posicionamento orgânico. 

Por isso, em 2016 o especialista do google revelou que os três principais fatores são links,  conteúdo e RankBrain.

RankBrain

O panda que algoritmo do google ele tem essa ferramenta que é o RankBrain, ela é baseada em machine learn, ou seja é uma aplicação de inteligência artificial que entende o comportamento do usuário e aproveita outros descarta de acordo com o propósito de acordo com o fim.

Então esse estudo do comportamento do usuário faz com que tomam se decisões diferentes no caso do RankBrain, para o teu um site, para o teu blog, para o teu e-commerce de acordo com a experiência que o usuário tem quanto acesso a seu site, quando acessa o blog isso pode levar do site/blog para a primeira página do google ou para a última.

Quando o internauta faz uma pesquisa pela palavra chave e ele encontra com bastante precisão um site, um blog me como esse que atende à necessidade de lhe satisfaz a necessidade dele isso é gravado no histórico é entendido pelo RankBrain, e isso faz com que você seja melhor posicionado. 

Então não adianta só trabalhar as palavras-chave, não adianta mais a gente ficar pensando só em links que vão direcionar para o seu site, você tem que causar uma boa experiência para o usuário. Irá ficar gravado no histórico essa análise do comportamento das pessoas, quando elas fazem pesquisa no google.

Cinco dicas para que você seja bem visto pelo RankBrain

1# Observar a palavra chave que você pesquisou, as três primeiras posições de resultados

do google são as três primeiras posições orgânicas. Análise o que esses sites estão a fazer e faça melhor.

2# Atenção aos rich snippets, o que são rich snippets?

São aquele resumo que vem quando faz a pesquisa o título, o url e a meta a descrição.

Use a palavra chave no título pra que realmente, quem está pesquisando o assunto se interessa se chama atenção por esse texto, por esse resumo.

3# Performance do seu site que ele tenha boa usabilidade, que não seja lento, não seja poluído de informação, com muitos anúncios. 

4# Recursos multimídia como vídeos nos seus posts, no seu site isso chama bastante atenção das pessoas. Sabemos que o vídeo hoje é uma tendência e realmente as pessoas gostam mais de assistir vídeos 

5# Conteúdo, o que realmente está sendo buscado na pesquisa, é o que tem que ser entregue, causar uma boa experiência quando a pessoa entra e recebe o conteúdo que realmente esta sendo pesquisado.

SEO OFF-PAGE

Ao falar em links o OFF-PAGE tem muito a ver com eles desde o início, receber links de outros sites é um dos fatores mais impactantes para o desempenho orgânico. 

A lógica é parecida com o que acontece com os livros, os que recebem mais referências de outros livros provavelmente são as melhores referências sobre o assunto, mas não é só receber links esses links devem ter relevância para você, enquanto maior autoridade o site tiver, melhor.

Resumindo o SEO ON-SITE e o SEO ON-PAGE está no seu território e você consegue melhorar e otimizar ao máximo já que o OFF-PAGE depende da sua presença fora do seu site. 

Espero que esse artigo tenha ajudado a entender um pouco sobre o que é SEO e para que serve, se quiser saber mais sobre o assunto envia nos uma mensagem para consultoria de SEO e nós ajudaremos na solução ideal para ti!